Conquer Excellence | Conquistar a Excelência | Conquista de la Excelencia | Conquête de l´Excellence

quarta-feira, 3 de março de 2010

“O ELEMENTO” – KEN ROBINSON (Mª João Carvalho)

Um livro sobre como podemos viver o nosso elemento quando a aptidão (talento) encontra a paixão e a atitude.

“O Elemento” é um livro surpreendente e altamente recomendável.

Eu também sou parte do grande exército de mentes inquietas que consome todo o tipo de livros, vídeos, filmes e conferências sobre auto-ajuda, auto-conhecimento, domínio da mente, conhecimento do outro, técnicas disto, daquilo e daqueloutro, em busca de um equilíbrio interior e de uma harmonia que nos torne mais fortes.

Por causa de nós existe toda uma indústria que nos premeia com centenas de gurus que publicam muitos livros, novinhos em folha, com a receita mais moderna, sofisticada e eficaz de sempre.

Sei que somos uns mais selectivos que outros, uns mais ávidos que outros mas, de forma mais ou menos constante, continuamos a alimentar a indústria que nos alimenta, numa dialéctica que a torna a ela mais gorda e a nós presumivelmente mais “fitted” (preparados?!) – desculpem o anglicismo!

Mas qual de nós (senão os recém chegados à tribo...) é que não sente no fim de cada novo livro “Não aprendi nada de novo mas, ok, é mais uma perspectiva”.

Com “O Elemento” senti que estava a provar algo de novo. Talvez o alimento até nem seja desconhecido mas definitivamente tem um novo sabor, um condimento ou uma especiaria, que sim, sempre existiu, mas que Sir Ken Robinson adicionou de uma forma fresca.

Ele fala de criatividade e de como e porque é que o sistema de ensino nos “desprepara” para a vida. Como ele diz “we grow out of it” ou “we are educated out of it”. A criatividade na vida ajuda-nos a inventar ou reinventar o nosso mundo, aquele em que somos felizes, a viver o nosso elemento.

Sir Ken Robinson ajudou-me  a descentrar a culpa. Estou cansada de livros que me dizem que eu sou a única responsável pelo que sou e pelo que serei. Que se eu não vivo o meu elemento é porque tenho medos que não domino, é porque não procurei motivação e não me esforcei o suficiente. É tudo verdade. Mas não é a verdade toda. Existem forças exógenas que pelo menos preciso conhecer para poder agir de forma diferente. Existe uma sociedade que me tenta modelar para servir interesses que não são os meus.

Segundo Sir Ken Robinson, a arte e a criatividade são essenciais para o nosso equilíbrio. Para que voltemos a ela, quando nos afastámos dela, precisamos de encontrar a nossa tribo. Para mim também não é novo mas definitivamente ele fez uma abordagem nova. Não se limitou a baralhar e tornar a dar. Ele ensinou-me um jogo novo...

Se cada um de vós encontrará neste livro algo de novo? Não sei. Mas sei que é um livro a não perder.

Visite www.sirkenrobinson.com







Obrigada Mª João pela partilha!

7 comentários:

  1. Obrigada Mary John!
    És a 1ª contribuição externa para este blog ... ;)

    Amo o gato!
    ... e os capacetes inesquecíveis...
    ... e o livro fabuloso!
    AdorO´Ocê!

    ResponderEliminar
  2. Maria Elisa Neto disse através do facebook:

    Gostei muito da frase da Maria Joã0 que sublinho...existe uma Sociedade que me tenta modelar para servir interesses que não são os meus.
    Não podemos deixar, lutaremos contra com as nossas melhores atitudes.Sei que não é fácil , mas que no fim de cada dia a nossa consciência fique tranquila.
    Vou procurar
    esse livro que recomenda.Bem haja

    ResponderEliminar
  3. Fiquei super curiosa. Também faço parto dessa turma, mas não compro assim muitos livros sobre isso.
    O que acontece, cada vez com mais frequência, é conhecer pessoas com as mesmas afinidades/ interesses... como tu, vêm ter comigo, ou eu vou ter com elas :) Essas pessoas inspiram-me. Trocamos ideias, e crescemos a partir dessa partilha. Para mim, acaba por ser o melhor. Um presente.

    ResponderEliminar
  4. Neste mesmo livro ele fala da «tribo»... tens mesmo de ler!
    Coincidências... significativas!
    bj

    ResponderEliminar
  5. Olá Andreia, fico orgulhosa por ter despertado o teu interesse no livro. espero que gostes. Aproveito para dar os parabéns à Carina por ter tido a sabedoria de criar este espaço que parece estar a tornar-se num forum de encontro e partilha de ideias. Quem sabe na criação de uma tribo...
    bjs Carina

    ResponderEliminar
  6. ... se essa tribo tiver a qualidade humana de vocês as duas: BEM HAJA este espaço!

    ResponderEliminar
  7. haha' interessante obrigadaa =D

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...