Conquer Excellence | Conquistar a Excelência | Conquista de la Excelencia | Conquête de l´Excellence

quinta-feira, 18 de março de 2010

Onde estou?

Onde estou? Para onde vou? 
Para sabermos para onde nos dirigimos é importante percebermos qual é o ponto de partida, qual o nosso estado actual e encontrarmos um ponto de alavancagem para darmos os 1ºs passos.

É importante perceber se estamos com a nossa vida a rodar suavemente ou aos «trancos e barrancos»… se a estamos a viver como um trapezista experiente caminhando no seu trapézio ou como um bêbado após o 10º trago….

Em tempos de crise e na nossa sociedade a pressão por obter resultados rápidos é grande e constante.
… e para obter esses resultados o 1º desafio é encontrarmos respostas para perguntas como: 
Como anda a minha vida? Em que áreas estou a investir o meu tempo? Em que áreas devo prestar mais atenção? Estou feliz com os meus resultados? Nas diferentes áreas da minha vida? Onde devo focar a atenção para o equilíbrio que proporciona uma Vida prospera?

Em Coaching há uma ferramenta muito utilizada para definição deste estado – a Roda da Vida.
Resultado de uma pesquisa sobre a origem da Roda da Vida, é interessante os muitos e diferentes usos deste princípio, desta ferramenta.

Por exemplo na área espiritual encontramos A Roda da Vida (sânsc. Bhavachakra), também conhecida com a Roda da Existência, Roda do Devir e do Vir-a-ser, foi criada pela extinta escola Sarvastivada, precursora do buddhismo Mahayana. Este diagrama geralmente é encontrado nas portas de entrada dos mosteiros tibetanos. Suas ilustrações representam simbolicamente os doze elos da existência interdependente, os seis reinos da existência cíclica e os três venenos da mente. Segundo a tradição, a Roda da Vida foi desenhada pela primeira vez na época do Buddha Shakyamuni. Depois de pedir um conselho ao Buddha, o diagrama teria sido desenhado por ordem do rei Bimbisara de Magadha. Ele o enviou ao rei Udayana em retribuição a um manto de jóias preciosas que tinha recebido de presente. O rei Udayana teria atingido uma profunda realização espiritual após estudar este diagrama.


































Encontrei que a Roda da Vida é uma ferramenta, baseada no Baguá, a ferramenta usada pelo Feng Shui para analisar o equilíbrio de uma casa ou ambiente. O Baguá divide-se em oito áreas: trabalho, amigos, criatividade, relacionamentos, sucesso, prosperidade, família, espiritualidade que são as áreas, mais ou menos, sugeridas a serem trabalhadas numa 1ª Roda da Vida pessoal – isto porque pode criar a mesma ferramenta para uma empresa, uma família, um projecto…

Esta ferramenta é também muito utilizada por profissionais de psicologia - por alguns chamada de Teia - Teia Familiar, Teia Pessoal...

Com a Roda da Vida pretendemos encontrar as áreas mais negligenciadas para passarmos a dar-lhes alguma atenção e as potenciadoras de resultados transversais a toda a roda – Ponto de Alavancagem.

1º os 8 lados da roda recomendados são os que vê nas imagens e referem-se às respostas das seguintes questões:

Carreira/Trabalho: Você gosta do trabalho que faz? Tem evoluído dentro dele ou considera-se estagnado? Sente-se reconhecido?
Divertimento/Recreação: Você tem algum hobby ou actividade criativa? Faz alguma actividade que lhe dê prazer pessoal (como praticar um desporto por prazer, coleccionar selos, jardinagem etc.)? Diverte-se? Assiste / vai / faz as coisas que lhe dão prazer (cinema, teatro, pintar, viajar, escrever…)?
Relacionamentos: Você está satisfeito com os seus relacionamentos pessoais no trabalho e em casa ou com o seu companheiro/a? Sente que os seus relacionamentos o fazem mais feliz e que são enriquecedores? E o relacionamento consigo mesmo? Com os seus filhos? Você tem amigos íntimos, com quem possa compartilhar quando precisa? Sua vida social está de acordo com o que você deseja?
(este poderá ser divido, se para si fizer mais sentido, em relacionamentos gerais e família com amigos íntimos)
Romance: Você está satisfeito com o seu relacionamento amoroso – ou com o fato de estar sozinho, se estiver? Existe a chama da paixão na sua vida?
Dinheiro: O nível de vida que tem é satisfatório para você? Você sente-se próspero ou dinheiro é algo que a/o angustia? Existe algum objectivo por alcançar por falta de dinheiro?
Saúde: Como está sua saúde? Sente-se bem? Sente-se com energia? Sente-se «jovem»? Está a cuidar de si?
Desenvolvimento Pessoal e Espiritualidade: Sente-se feliz com a sua evolução pessoal? Você tem alguma prática que considere espiritual – mesmo que não seja ligada à uma religião formal? Essa prática é satisfatória para você?
Ambiente Físico: Está confortável e satisfeito com o ambiente físico que o rodeia? Que tem no trabalho? As condições de sua casa? As condições de onde passa os seus tempos livres?

 Esta é apenas uma sugestão. Convido-vos a que renomeiem cada segmento se fizer mais sentido para vós… Aqui temos 8 mas se tiver mais lógica para si que tenha 9 ou 10 … desenhe a Roda como a si faz sentido!


Marcando o nível de satisfação pode perceber o «estado actual da sua Vida». Pode verificar se está equilibrada ou se a sua roda tem falhas…

Afinal de contas a vida não é só diversão, não é só trabalho, não é só amigos, não é só amor, não é só família, não é só espiritualidade … mas sim o equilíbrio perfeito destas áreas todas…

Uma colcha de retalhos… como está a sua? Bonita? Colorida? Sem rasgões?



Agora reflicta um pouco e perceba qual a área neste momento que pode ter resultados impactantes transversalmente nas demais áreas….
Esse será o seu Ponto de Alavancagem.

É famosa a história contada pelo escritor grego Plutarco, de que o genial Arquimedes, cientista grego, ao descobrir as leis das alavancas dizia:
























«Dêem-me um ponto de apoio e eu levantarei o Mundo.» 



Proponho que definam um objectivo a curto/médio prazo, para esta semana ou este mês.

O que poderá fazer para potenciar essa área – com o objectivo de afectar positivamente as demais?

Qual o 1º passo que está disposto a dar para equilibrar a sua «Roda da Vida»?













































Carina Cadima
créditos fotos: google images, criação/montagem das rodas: vida e liderança - Nuno Q

2 comentários:

  1. Grande palestra! Excelente ferramenta!!! Muitos parabéns pela iniciativa de a tornar publica e explicada, Carina!

    Continua o trabalho fantástico que estás a fazer!

    Nuno Quelhas

    ResponderEliminar
  2. ... continuarei essencialmente a ser congruente na minha Vida no que respeita à aplicação de todas estas palavras...
    ... tarefa árdua e «without an ending date»
    LOL
    Bjs!
    Obrigada pelo comentário!
    Aguardo mais participações!
    :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...