Conquer Excellence | Conquistar a Excelência | Conquista de la Excelencia | Conquête de l´Excellence

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Para pensar um pouco... (Força Motivacional)


“Ninguém, portanto, a menos que seja vencido por causas externas e contrárias à sua natureza, deixa de aspirar o que lhe é útil, em outras palavras, conservar seu ser. Ninguém, afirmo, pela necessidade de sua natureza e sem ser compelido por causas externas, se negará a alimentar-se, ou se suicidará... Mas que o homem, pela necessidade de sua natureza, busque não existir, ou mudar de forma, isso é tão impossível quanto criar algo a partir do nada, como todos podem concluir meditando um pouco.”

Livro Ética, de Baruch de Spinoza (1632-77)

Toda força possui dois elementos básicos: direcção e potência. A direcção é determinada pelo objectivo. O tamanho da potência é definido pela força da motivação. A vontade é realizada numa acção. Com isso, encontramos os três componentes envolvidos na força de vontade: o pensamento, responsável pela escolha da direcção; a emoção, principal componente motivacional; e o comportamento, a acção gerada.

A parte mais prática e perceptível desse processo são as consequências dos comportamentos. E quando conseguimos identificar a relação causa-consequência dos efeitos não desejados, faz-se necessário o uso da força de vontade para mudar o comportamento.

Na imagem vemos o diagrama da Força Motivacional:

O resultado da combinação dos vectores define a direcção e a força da motivação, em outras palavras, possuo uma motivação física, uma motivação emocional e uma motivação racional e o resultado forma a minha motivação geral.

...apenas para pensar um pouco!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...