Conquer Excellence | Conquistar a Excelência | Conquista de la Excelencia | Conquête de l´Excellence

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mudança e Superação II

(2ª parte de Mudança e Superação)
O labirinto está a mudar?

Nesta fábula de Dr. Spencer Johnson, o labirinto representa o mundo real, o mercado em que estamos inseridos, o desenvolvimento da tua organização aqui e os caminhos que temos que procurar e percorrer para chegar às nossas metas, aos nossos objectivos.

O desafio que se coloca às empresas e às equipas em geral é descobrirem o seu caminho no labirinto, no exigente enquadramento actual.

Frequentemente ouvimos:
«Fazemos tudo como sempre fizemos e agora as coisas não melhoram.»
Pois… o que no passado nos levou de A a B, não nos leva jamais de C a D!

Isto aplica-se dentro das organizações de Marketing de Rede e para o mercado o Marketing de Rede também pode ser um dos caminhos alternativos, uma oportunidade para ser a solução como novo plano de acção, para encontrar novo queijo.

Se não mudarmos, se não repensarmos e ajustarmos os modelos de negócios, se não lançarmos novas e distintas iniciativas, corremos o risco de sermos esmagados pela «concorrência», pela mudança.
O mercado está a mudar, os clientes tem necessidades distintas a cada dia, as pessoas tem necessidades distintas a cada dia

O desafio é ter a capacidade de antecipar e dar respostas a essas necessidades ou ainda criar novas necessidades. Se não sairmos da zona de conforto, jamais conseguiremos coisas diferentes.



No Marketing de Rede o labirinto também mudou – ele foi um dia finais da década de 50 a criação de novos labirintos que ao longo do tempo estava cheio de queijo… hoje também sente a mudança… também necessitou desde a utilização de mais e melhores meios de comunicação, internet, de mais criatividade na hora de atrair e recompensar os seus participantes.



O labirinto muda também necessitando uma nova atitude da nossa parte quando participamos num projecto empreendedor (por exemplo Marketing de Rede) - por vivermos uma cultura essencialmente com uma mentalidade de assalariado, um projecto com princípios de livre empresa e livre iniciativa, com a máxima expressão de liberdade exige a máxima necessidade de responsabilidade e empreendedorismo.

Se mexem no nosso queijo (que podem ser os nossos sonhos, ambições, empregos, mercado…), é absolutamente urgente encontrar queijo novo


Descobrir novo queijo?


A atitude, a motivação, a auto confiança e o compromisso são determinantes para agilizar qualquer processo de mudança sendo portanto fundamental
- promover o envolvimento e a participação de todos os elementos da equipa em actividades
- apoiar os mais resistentes à mudança ou os que necessitam de mais tempo do nível de segurança que eles apreciam ,
- contar activamente com os seguidores comprometidos para fazer acontecer o plano de crescimento
- e estimular os orientados pela acção e mais empreendedores para serem agentes da mudança, líderes activos .
Estes são factores críticos de sucesso para o desempenho que é esperado das Equipas – é importante que todos estejam comprometidos com um fim – encontrar mais e melhor queijo.

Nos tempos que correm, no Marketing de Rede, lá fora no mercado como empresa ou como empregado, é importante estarmos preparados para mudar muitas vezes, para mudar mais depressa, redefinir e ajustar frequentemente metas e objectivos, explorar novas áreas no labirinto procurar mais e melhor novo queijo…

A gestão desta mudança é fundamental e deve ter uma atenção constante – pois cada vez mais em todas as situações nos vão mexer mais no nosso queijo.
Isto pode ser na forma como estão a fazer os vossos trabalhos, no ritmo com que o fazem, a vossa atitude ou das vossas equipas, a gestão do tempo e qualidade do vosso conhecimento e desenvolvimento pessoal…

(continua)

(imagens: google images)


Carina Cadima

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...