Conquer Excellence | Conquistar a Excelência | Conquista de la Excelencia | Conquête de l´Excellence

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mudança e Superação III

(continuação)
Por vezes temos de abdicar de caminhos conhecidos, da zona de conforto e mudar até mesmo aquilo em que se acredita, partir para o desconhecido tendo uma visão de futuro, vencendo os nossos medos.

Não são as circunstâncias mas a atitude perante elas que definem os nossos resultados.

Um exemplo de superação recente – Fernando Fernandes – modelo brasileiro, descoberto no BB Brasil, contratado por algumas das melhores e mais conceituadas marcas – ficou conhecido pela publicidade feita aos perfumes da DG onde trabalhou com vários ícones da moda. Há cerca de 1 ano teve um acidente de automóvel devido ao qual ficou paraplégico… um futuro promissor, um homem bonito, jovem, cheio de energia… viu-se numa cadeira de rodas… existem vários vídeos na internet com entrevistas que recomendo, o mais incrível é que passou apenas um ano e Fernando consagrou-se campeão mundial de canoagem!


É a típica história que lhe permitiria ser o desgraçadinho, infeliz a qual ele transformou com esforço, determinação e trabalho em mais uma inspiração de que o poder está na Atitude perante as circunstâncias.

Nas organizações (no Marketing de Rede) é fundamental a Liderança, a Direcção, a Unidade e a Edificação do patrocinador e da equipa ; no Empreendedor é fundamental a Atitude, a Superação e o Trabalho.



Necessitamos continuamente ter presente a filosofia dos 3R´s – Retira-te, Renova-te e Regressa - também quando falamos de gerir a mudança, quando falamos de superação.


Por exemplo o caso das águias – as rainhas dos céus.
As águias são as aves que têm a maior longevidade. Chegam a viver 70 anos. Mas para chegar a esta idade, aos 40 anos têm que tomar uma séria e difícil decisão.
Aos 40 anos elas têm as unhas compridas e flexíveis, não conseguindo assim agarrar as suas presas, das quais se alimenta: o bico alongado e pontiagudo curva-se; as asas estão apontadas contra o peito, envelhecidas e pesadas pela espessura das penas, e voar já é muito difícil.
Nesta fase as águias só têm duas alternativas: morrer ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar cerca de 150 dias.
Este processo consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se num ninho próximo a um paredão onde elas não necessitem voar.
Após encontrar esse lugar, as águias batem com o bico numa parede até conseguir arrancá-lo; aguardam o nascer de um novo bico com o qual vão depois arrancar as unhas. Quando estas começam a nascer, ela passará a arrancar as penas e, decorridos cinco meses saem para o famoso voo de renovação, para viver então mais 30 anos.

Nas nossas vidas temos muitas vezes que nos resguardar por algum tempo (ou prepararmo-nos em alguma área) e começar um processo de renovação, de superação então. Para que continuemos a voar um voo de vitória, somente livres do peso do passado poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz – que a isto chamamos uma mudança positiva.

Aprendemos muito com o Reino Animal, com a natureza em si mesma.

A maior violação à natureza humana está numa observação muito simples:





 Para terminar uma homenagem a um homem que geriu e criou mudança sempre com criatividade e beleza:




(imagens : google images)

Carina Cadima

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...